Curiosidades e Cultura

Introdução

Durante todos esses anos em que nos interessamos e aprofundamos na cultura oriental, descobrimos e encaramos diversas manias, culturas e situações. Muitas dessas informações são algo "novo", diferente do "comum", que mostram um Japão diferente do que estamos acostumados.

Infelizmente para nós, brasileiros, a cultura japonesa não vem do Japão, mas, sim, dos Estados Unidos. A quantidade de brasileiros que falam japonês e tem interesse em pesquisar e dividir informações é muito pequena. Como os fãs e interessados descobrem mais sobre este assunto? Acessando as informações em outra língua, o inglês. Nós então conhecemos uma cultura pelos olhos de outra cultura. É óbvio que tais informações vão ficar um pouco alteradas, adaptadas e, às vezes, totalmente incoerentes.

Para piorar, a cultura americana tem como "vício" denegrir e mistificar outras culturas. Criam-se más interpretações e, às vezes, extremamente preconceituosas que nós acabamos absorvendo sem ter a mínima ideia de que aquilo não existe no Japão. É como se fosse uma cultura pseudo-japonesa.

Como se proteger disso? Existe algumas opções, a melhor de todas, aprenda a língua original e leia o original. Mas ainda há outras, por exemplo, procure informações em outras línguas que geralmente tem grande quantidade de indivíduos que falam japonês; os principais russo, francês, coreano e chinês. Ainda assim infelizmente é muito complicado. E foi pensando nessa dificuldade que nos comprometemos a escrever um pouco sobre os pontos que mais consideramos escassos ou incoerentes.

E quem sabe ocasionalmente até escrever sobre algo mais, não relacionado diretamente ao oriente.

Esperamos que dessa forma você possa conhecer um Oriente diferente e até mais interessante.

Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou crítica, por favor, mande-nos um e-mail (que pode ser encontrado na página Sobre).


Índice