Yume no Shizuku, Kin no Torikago

MANGÁ

Título original: 夢の雫、黄金の鳥籠
Tradução do título: Gotas de Sonho, Gaiola de Ouro
Título alternativo: Yume no Sizuku, Kin no Torikago (romanização oficial)
Autora: Shinohara Chie
Volumes: 6 (em publicação)

Início do século 16 - Alexandra era uma garota comum da Rutênia até o dia em que os tártaros atacaram seu vilarejo, capturando-na e a vendendo como escrava para Mateus, um belo mercador grego. Tocado pelo desejo dela de não ser "engaiolada", Mateus a oferece as "asas" da educação e do conhecimento. Porém, por uma volta do destino, Alexandra acaba no harém de outro poderoso homem, o melhor amigo de Mateus, obrigada a observar seu amado ao longe. Não suportando o sofrimento, Alexandra promete a si mesma que um dia libertará ambos de suas gaiolas...
Descubra como Alexandra se tornou a poderosa Roxelana, a escrava que virou imperatriz do Império Otomano.

Atenção: Contém cenas de sexo e violência à mulher.

 

Clique nas caixas para acessar o volume.

Volume 1

Captulo 01A (18,30MB)
Captulo 01B (14,92MB)
Captulo 02A (13,72MB)
Captulo 02B (14,58MB)
Captulo 03A (20,04MB)
Captulo 03B (13,43MB)

BAIXAR O VOLUME COMPLETO (94,98MB)

Volume 2

Captulo 04 (39,15MB)
Captulo 05A (14,79MB)
Captulo 05B (13,88MB)
Captulo 06A (14,66MB)
Captulo 06B (17,55MB)

BAIXAR O VOLUME COMPLETO (100,01MB)

Volume 3

Captulo 07 (15,90MB)
Captulo 08A (13,92MB)
Captulo 08B (20,69MB)
Captulo 09 (33,27MB)

BAIXAR O VOLUME COMPLETO (83,78MB)

Volume 4

Captulo 10A (13,99MB)
Captulo 10B (16,28MB)
Captulo 11 (25,40MB)
Captulo 12 (25,89MB)

BAIXAR O VOLUME COMPLETO (81,55MB)

Outras informações sobre o projeto:

Serialização
Revista: Anekei Petit Comic
Editora: Shogakukan
Ano: 2010

Formato
Tipo: Tankoubon.

Tipo
Público: Shoujo (Josei)
Gênero: Maduro, Drama, Histórico, Romance, Bibliográfica.

Internet
Site oficial da Editora: Shogakukan

Curiosidades: Conhecido também como "Yume no Shizuku, Ougon no Torikago" devido a uma romanização errada de um dos kanjis.

Esta é uma obra bibliográfica e histórica onde a autora teve um cuidado extra especial em utilizar os nomes reais dos lugares, postos oficiais, pessoas e funções. Abaixo está uma lista delas, separados por categorias.

Nomes e pessoas

Alvise Gritti: Também chamado de Ludovico Gritti, Luigi Louis Gritti ou Lajos Gritti. Como a história deve contar mais sobre ele, não colocaremos nada sobre sua história.

Osman I: Osman I, Osman Gazi Khan ou Othman I El-Gazi (1280 – 1324), foi o líder dos turcos otomanos e o fundador da Dinastia Osmanli que estabeleceu e governou o Império Otomano, o qual foi nomeado em homenagem a ele.

Piri Mehmed: Piri Mehmed nasceu em Aksaray e foi Grão--Vizir de 25 de janeiro de 1518 a 27 de junho de 1523.

Solimão I: Solimão ou Sulimão foi o décimo sultão do Império Otomano e o mais longo reinado, que iniciou em 1520 até sua morte em 1566. Tornou-se um monarca proeminente da Europa do século XVI.


Cargos e postos

Aga: Aga, Agha, Aga (o g é meio mudo, soa muito como Aa), é o chefe, comandante da guarda imperial.

Bas-ikbal: Ver: Concubina.

Bas-kadin-efendi: Ver: Concubina.

Bas-shahinji: Falcoeiro-chefe.

Beylerbey: O "bey dos bey", "comandante dos comandantes", é o rank administrativo mais alto para aqueles que governavam uma região, abaixo apenas do Grão Vizir e o Sultão.

Cariye: Ver: Concubina.

Concubina: Cariye era o nome dado as mulheres escravas, geralmente concubinas, no Império Otomano.
No harém do sultão as Cariyes eram organizadas em uma hierarquia muito rígida. A favorita do Sultão, que dava à luz o príncipe, era chamada de “Haseki”, mãe do príncipe, no ocidente constantemente chamada de imperatriz.
As Cariyes que davam à luz um filho homem se tornavam “kadinefendi” (kadin). Se o filho da Kadin se tornasse Sultão, ela passava a se chamar “valide sultan”, mãe do sultão, chamada de imperatriz viúva. A mãe do primeiro filho do sultão era chamada de Baskadinefendi, também chamada de primeira esposa.
A hierarquia começava com as Peyks, seguido das Gözdes, Ikbals, Basikbal, Baskadinefendi, Haseki e Valide Sultan. Nenhuma delas eram oficialmente “esposas” do sultão, já que não havia casamentos. Em toda a história do Império, apenas uma Cariye teve um casamento oficial.
As Ikbals eram mulheres mais próximas do sultão e responsáveis por serviços pessoais junto com as esposas e favoritas, a primeira Ikbal era chamada de Basikbal, eles podiam ter até 4 Ikbals. Por fim, as Gözdes e Peyks eram mulheres com chances de se tornar Ikbals ou Kadinefendi, novamente podiam haver até 4 de cada.

Doge: Denominação do chefe ou primeiro magistrado eleito das antigas repúblicas de Gênova e Veneza.

Efendi: Título de nobreza, equivalente a senhor ou mestre.

Eunuco: Na corte otomana, o harém ficava sob a administração de eunucos, homens castrados. Os eunucos negros eram africanos que serviam as concubinas, provendo o harém junto com camareiras de baixo escalão. Uma figura importante na corte otomana era o Eunuco Chefe Negro (Kizlar Agasi, "Chefe das Garotas"), tendo o harém sob controle e uma rede perfeita de espiões dentro dos eunucos negros. O Eunuco Chefe estava envolvido em praticamente todas as intrigas palacianas e assim obtinha poder sobre o Sultão ou um de seus vizires, ministros ou outros oficiais da corte.

Gözdes: Ver: Concubina.

Haseki: Ver: Concubina.

Ikbal: Ver: Concubina.

Janízaros: Janízaros, Yeniçeri, literalmente "nova força" é o exército de elite dos sultões, a guarda imperial.

Janízero Aga: Comandante dos Janízeros.

Kadin-efendi: Ver: Concubina.

Khas-oda-bashi: “Os atendentes/escravos pessoais do sultão eram divididos em eunucos pretos e brancos. Os eunucos pretos, centenas deles, guardavam o harém imperial e por isso eram chamados de “aghas do harém”. Seu chefe era chamado “Kizlar Agha” e seu trabalho incluía mais que o serviço às mulheres do harém. Havia também uma quantidade de eunucos brancos, que eram chefiados pelo “Capou Agha” ou “capitão dos portões”. Acima dele estava o “Khas-oda-bashi” ou “capitão do interior do palácio”. A ele era confiado um dos três anéis com o selo imperial e acesso aos objetos preciosos do Sultão que ficavam guardados no quarto deste. Também era seu dever carregar e vestir o Sultão com os Caftans.” (Retirado de: Grand Vizir of Suleiman the Magnificent, HESTER DONALDSON JENKINS.)

Kizlar Agasi: Ver: Eunuco.

Lala: Tutor, professor.

Pasha: Pasha, Paşa, título dado a oficiais e agentes do Império, o título vai após o nome, como “Piri Mehmed Pasha”.

Peyks: Ver: Concubina.

Şehzade: Príncipe herdeiro otomano.

Sipahi: Era uma força montada da cavalaria do Império Otomano.

Sultão: Monarca do Império Otomano.

Valide sultan: Ver: Concubina.

Vizir-i-Azam: Geralmente traduzido como Grão-vizir ou primeiro vizir era o ministro de maior poder e que respondia apenas ao Sultão em pessoa.

Vizir-i-Rabi: Quarto vizir/ministro.

Vizir-i-Salis: Terceiro vizir/ministro.

Vizir-i-Sani: Segundo vizir/ministro.


Locais, construções

Ayasofya: Basílica de Santa Sofia ou Hagia Sophia.

Balcon: Balcão, sacada, varanda.

Birun: Birûn, segundo pátio, parte administrativa do palácio.

Enderun: Enderun, Enderûn, significa “o mais interior”, nesta obra indica a corte ou palácio, mas também é o nome de uma escola preparatória do Sultão.

Eski Sarayi: A corte Otomana inicialmente estabeleceu-se em Eski Sarayi, o antigo palácio, onde hoje é a Universidade de Istambul. É onde fica o harém. Ver: Yeni Sarayi.

Köşkü: Pavilhão.

Külhan: O külhan do hamam é a sala onde ficava o fogo responsável pelo vapor e calor.

Hamam: Além do local de banhos, também indica o estilo de banho a vapor, sauna.

Harém: Local onde as concubinas residiam.

Salon: Salão, reunião, encontro.

Yeni Sarayi: Durante a revitalização da cidade, em 1459, o Sultão Mehmed II ordenou a construção de um novo palácio, chamado de Yeni Sarayi. No século XIX o novo palácio recebeu o nome de Topkapi. Ver: Eski Sarayi.


Regiões, países, cidades

Adiquésia: Adiquésia é uma divisão federal da Federação Russa, situada na zona do Cáucaso; consiste de uma pequena república situada no meio do Krai de Krasnodar. Os adigueus eram os antigos habitantes do noroeste do Cáucaso, conhecidos também como circassianos desde o século XIII.

Anadolu: Anatólia em turco.

Anatólia: Porção asiática do território otomano.

Caffa: Antiga colônia de Genôva, é a atual Teodósia, cidade da Crimeia, na Rússia.

Istambul: A antiga Bizâncio e Constantinopla, é a maior cidade da Turquia, a quinta maior do mundo. Foi a capital do Império Romano do Oriente e do Império Otomano até 1923.

Mar Negro: O Mar Negro (Karadeniz para os turcos) é um mar interior situado entre a Europa, a Anatólia e o Cáucaso, ligado ao oceano Atlântico através dos mares Mediterrâneo e Egeu e por diversos estreitos.

Rumélia: Porção europeia do território otomano.

Rutênia: Rutênia é um nome geográfico e étnico-cultural aplicado para partes da Europa Oriental povoada por eslavos orientais, bem como para antigos Estados russos que existiram nesses territórios. Em sentido amplo, é formado com parte das terras da Ucrânia, Bielorrússia, Rússia, uma pequena parte do nordeste da Eslováquia e uma estreita faixa do leste da Polônia.

Scutari: Distrito de Istambul, atualmente chamado de Üsküdar.


Outros

Bülbül: Rouxinol em persa.

Dewan: É o nome do conselho composto pelos vizires, o sultão, dentre outros de alto rank, similar a "reunião da cúpula".

Gülbahar: Rosa da primavera.

Oud: Instrumento musical típico do oriente médio.

Tártaros: Os tártaros são um grupo étnico turcomano estimado em 10 milhões de pessoas no fim do século XX. No século XVI, os tártaros viviam em vilas na região que agora se chama Cazaquistão e Rússia.

Aqui você pode encontrar informações sobre séries, outros projetos e obras relacionadas a este título. As palavras em verde são links, clique neles para acessar suas páginas.

Obras do mesmo autor:
Akatsuki ni Tatsu Lion
Ao no Fuuin
Kiri no Mori Hotel
Mizu ni Sumu Hana
Ryouko no Shinrei Jikenbo
Shinohara Chie Kessakushuu
Sora wa Akai Kawa no Hotori (Anatolia Story)
Tokidamari no Hime
Toubou Kyuukou - Escape Express
Umi ni Ochiru Tsubame
Umi no Yami, Tsuki no Kage
Yami no Purple Eyes

Data Ação
19/05/15 Lançado capítulo 12
01/12/14 Lançado capítulo 11
01/09/14 Lançado capítulo 10B
01/09/14 Lançado capítulo 10A
29/07/14 Lançado capítulo 09B
29/07/14 Lançado capítulo 09A
31/03/14 Lançado capítulo 08B
31/03/14 Lançado capítulo 08A
24/03/14 Lançado capítulo 07
24/06/13 Lançado capítulo 06B
10/06/13 Lançado capítulo 06A
01/06/13 Lançado capítulo 05B
24/05/13 Lançado capítulo 05A
10/05/13 Lançado capítulo 04B
04/05/13 Lançado capítulo 04A
19/04/13 Lançado capítulo 03B
19/04/13 Lançado capítulo 03A
22/09/12 Lançado capítulo 02B
15/09/12 Lançado capítulo 02A
08/09/12 Lançado capítulo 01B
01/09/12 Lançado capítulo 01A
01/09/12 Projeto iniciado